Bem- Vindo

Saúdo a Todos com a doce PAZ do Senhor :)

sábado, 7 de novembro de 2009

Sobre a leveza

(…) “Foi o que fez Milan Kundera, de maneira luminosa e direta. Seu romance A insustentável leveza do ser é, na realidade uma constatação amarga do Inelutável Peso de Viver: não só da condição de opressão desesperada e all-pervading que tocou por destino ao seu desditoso país, mas de uma condição humana comum também a nós, embora infinitamente mais afortunados. O peso da vida, para Kundera, está em toda forma de opressão; a intrincada rede de constrições públicas e privadas acaba por aprisionar cada existência em suas malhas cada vez mais cerradas. O romance nos mostra como, na vida, tudo aquilo que escolhemos e apreciamos pela leveza acaba bem cedo se revelando de um peso insustentável. Apenas, talvez, a vivacidade e a mobilidade da inteligência escapam à condenação – as qualidades de que se compõe o romance e que pertencem a um universo que não é mais aquele do viver.
Cada vez que o reino humano me parece condenado ao peso, digo para mim mesmo que à maneira de Perseu eu devia voar para outro espaço… Não se trata absolutamente de fuga para o sonho ou o irracional. Quero dizer que preciso mudar de ponto de observação, que preciso considerar o mundo sobre uma outra ótica, outra lógica, outros meios de conhecimento e controle. As imagens da leveza que busco não devem, em contato com a realidade presente e futura, dissolver-se como sonhos…” p.19
CALVINO, Ítalo – Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.


Não tive a oportunidade de ler todo o livro, estava apenas procurando algo sobre alguma coisa, navegando por aqui encontrei o texto, logo uni.. a leveza que dissolve, se dissolve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário