Bem- Vindo

Saúdo a Todos com a doce PAZ do Senhor :)

terça-feira, 27 de julho de 2010

Tribo Metanóia

Metanoia é uma palavra grega que significa: renovação da mente, mudança de intelecto, e que aplicada à vida espiritual, implica em voltar-se na direção de Deus e entender que, depois da conversão, você precisa permitir que Deus faça parte da sua vida. Na Bíblia, um dos trechos mais citados quando se fala em metanoia é o de Romanos 12:2:

“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que possais discernir qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2)

Não se conformar ao mundo significa não aceitar ser quem o mundo deseja que você seja, mas ser uma pessoa que reflete a presença de Deus em sua vida.

Há pessoas que comparam esse processo de renovação ao trabalho de moldagem feito por um oleiro. Outras, já exemplificam falando em ser forjados. Mas independente da forma como se exemplifique o processo, em nenhum dos exemplos ele é isento de dor. A renovação da mente implica muitas vezes em quebrar coisas dentro de nós, para que coisas novas possam ser construídas. E quanto mais coisas tiverem necessidade de ser destruídas, jogadas fora, refeitas, mais dolorido e lento será o processo.

E apesar deste processo ser conduzido pelo próprio Deus, Ele respeita nossas dores. Opera a transformação de forma que seja suportável por nós. Respeita nossa vontade, nunca passando por cima dela. E só inicia qualquer coisa, quando nós permitimos que o faça. Muitas vezes você não vai nem perceber as mudanças acontecendo. Não vai perceber você mesmo, deixando de dar importância a coisas pelas quais era capaz de matar ou morrer. Mas não precisa ter medo, Deus não obriga você a passar por isso. Mas sem passar por isso, o seu conhecimento de Deus fica prejudicado. Deus não pode participar intensamente da sua vida, pois você não teve a mentalidade e o espírito preparados. Conhece Deus apenas por ouvir falar… só que Ele quer te conhecer pessoalmente e ser conhecido por você… Ele não vai te obrigar, apenas lhe convida, e você aceita se quiser. Você pode escolher passar por essa experiência (que não se encerra mais enquanto estivermos vivos), ou se contentar com coisas como a teologia da prosperidade e o simples estar no banco da igreja…

Desafio você a aceitar esse convite para a metanoia e deixar sua mente ser transformada…

Nenhum comentário:

Postar um comentário