Bem- Vindo

Saúdo a Todos com a doce PAZ do Senhor :)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

TENHA SERENIDADE

Pode parecer loucura imaginar que é possível ter serenidade quando estamos vivendo momentos de infelicidade, mas é. Quem consegue desenvolver esse pensamento, não vê os problemas sob o olhar do mundo, mas centrado no seu próprio eixo. Nos momentos infelizes das nossas vidas é a hora em que precisamos buscar forças no eu mais profundo, no nosso eu superior.

É o momento de busca. Buscar por algo no plano espiritual, um amigo, uma orientação psicológica, uma atividade que traga alegria, buscar por
algo maior que nós mesmos. Algo que não esteja no plano material. Nós nos tornamos infelizes na maior parte do tempo porque ficamos preocupados em satisfazer o nosso ego. As pessoas que possuem algum tipo de conhecimento espiritual sério, não ficam por muito tempo como se não tivessem nada para fazer.

Na verdade são os nossos medos que nos fazem infelizes. As nossas carências e a nossa insegurança nos levam a assumir compromissos de conveniência. E quando a casa cai todos ficam jogando a culpa um no outro. Misturando auto-estima baixa com sentimento de culpa, ansiedade, egoísmo, orgulho e vários tipos de pensamentos, que, somados com falsas expectativas, as pessoas fazem dos momentos infelizes um Tribunal do Júri. Juiz, promotor, advogados, jurados, o réu e a vítima. Numa simbiose onde o réu vira vítima, vítima vira juiz, jurado vira promotor é um carnaval. Cada um tentando escolher o lhe é mais conveniente.

Quando a infelicidade bater a sua porta não fuja dela. Convide-a para entrar, sirva-lhe um chá, converse com ela serenamente. Procure compreendê-la, não fique desesperado.

Não se preocupe, na verdade ela veio te convidar para seguir um novo caminho. Será o momento mais importante da sua vida, será o momento em que você vai se encontrar na mata fechada sozinho, sem comida, sem água, sem equipamentos de caça ou pesca, sem algo para se defender e sem um mapa para você se orientar.

Tudo que vai ter será você mesmo, tudo terá que sair de dentro de você. Agora, se você estiver se sentindo vazio, não se preocupe, porque isso é bom. Você poderá preencher o seu vazio com coisas novas.

Viver os momentos infelizes com serenidade é um estado de graça. Porque será nesse momento que você vai começar a jogar o seu lixo fora. Você aprenderá a fazer escolhas e isso será muito bom. Você perceberá que é preciso ficar quieto quando não sabe para onde ir. Você perceberá que pode ser melhor do que é. Então, vai sorrir para a vida sem nenhum motivo.

Esse é o desafio de todos nós: entender que precisamos sair da mata sozinhos e que a infelicidade sempre foi a nossa inquilina, com várias demandas judiciais e com várias ações de despejo proteladas por nós mesmos. Assim adiamos o despejo da infelicidade com medo. Nós não podemos tratar a infelicidade como uma inimiga ou como uma companhia tolerável. É preciso buscar ajuda, buscar conhecimento e ter a coragem de enfrentá-la sem dramas. Devemos aguardar também que o tempo nos mostre por onde e como foi que ela se instalou em nossas vidas. Aguardar não significa ficar chorando desesperado e parado dentro da floresta olhando para as copas das árvores e se lamentando: ”Meu Deus, por que isso foi acontecer comigo!?”

Isso não é ter serenidade na infelicidade. Ter serenidade é entender que você está sendo desafiado pela vida e isso pode significar algo maravilhoso. Pode significar que você foi o escolhido.

E quando sair da mata estará sorrindo porque compreendeu que a infelicidade é sua, assim como a felicidade também é. Assim, podemos chegar à conclusão de que não existe felicidade fora de nós. E que o que estávamos vivendo foi fruto de uma permissão, e não de uma de escolha. Mas com serenidade e sabedoria podemos contornar qualquer problema. Pois é isso que as pessoas que conseguem se superar fazem. Elas são felizes porque sabem que a vida é um aprendizado e tudo nos serve como lição de vida.

Edson José Alves

Um comentário:

  1. Estou precisanto ter serinidade em minha vida, anda faltando, esse texto me fez pensar nisso, adorei!

    Seu blog é muito bom, amei!

    bjos

    ResponderExcluir