Bem- Vindo

Saúdo a Todos com a doce PAZ do Senhor :)

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Como lidar com a insegurança?

A insegurança está presente no dia-a-dia, seja vinda da sua direção ou na sua direção.

Ao ser inseguro, você abre espaço para a incerteza quanto a sua atuação, às suas decisões e principalmente à sua habilidade de ser profissional, porque insegurança tem a ver com posicionamento pessoal que nunca se separa de você, seja você quem for e onde quer esteja.

Isto significa que você deixa uma imensa porta aberta para possibilidades não aproveitadas, pois aos olhos dos outros, dificilmente você dá conta do recado e acaba por ser percebido como desnorteado.

Os inseguros anseiam pela aprovação alheia e se influenciam imensamente com esta, mesmo que esta signifique prejudicar-se ou aos outros de forma irrecuperável.

Lembre-se que é muito diferente você solicitar um conselho de alguém onde você ouve, reflete e decide o quê quer que seja; de você solicitar uma decisão de outro como se para decidir em seu lugar. Ouvir conselho não é insegurança é abrir a cabeça para outras visões.

Insegurança é deixar a sua decisão nas mãos dos outros e os responsabilizar por isso.

Chega ser uma covardia agir desta forma: passando a frente uma responsabilidade que é sua e fazendo de conta que você não é completamente responsável pelo que faz.

É obvio que nem sempre você pode estar 100% certo da direção a tomar para uma ação que realizará, mas mesmo assim, deve buscar a coragem dentro de você para fazer o que acredita ser o certo.

Tenha sempre claro que você é 100% responsável por suas próprias ações e decisões.

E dentre tudo isso, o desafiador é lidar com as próprias inseguranças e as inseguranças os outros.

O grande passo para resolver a própria insegurança, é assumir as suas responsabilidades de fato e de direito, sem se deixar seduzir pelo conforto da omissão, nem tampouco deixar-se manipular pela vontade alheia.

Desta forma você se blinda contra si próprio e deixa de ser apenas um figurante para as suas ações.

Sim, primeiro você se enfrenta, depois enfrenta o mundo.

Lidar com as inseguranças dos outros é muito mais complexo, no sentido de que não se tem controle sobre o que os outros fazem, mas se você mantiver a postura responsável e nunca, em hipótese alguma, deixar-se manipular, colocando sempre as cartas na mesa e agindo quando deve agir, com certeza blindará as ações dos inseguros em sua direção.

Há sempre àqueles que usam de artimanhas para repassar as suas próprias dificuldades para os outros, seja publicamente ou anonimamente. E com isso conduzem as suas ações de forma individual e com o foco em “salvar o próprio couro” todo o tempo.

É muito difícil assumir compromissos e responsabilidades, seja quando está tudo bem ou quando não está, mas estes que estão preocupados apenas com si próprios são os maiores colaboradores para disseminar insegurança aliada à manipulação.

No mundo dos negócios, você consegue perceber rapidamente as inseguranças e a manipulação.

Enxergue os ataques infundados, que são baseados apenas em percepções pessoais direcionadas para o desalinhamento, ou perceba os que preferem manterem-se anônimos e usam às ações do dia-a-dia com o objetivo de desestabilizar ambientes, ações, processos de negócios e pessoas.

Os inseguros não são os que tomam decisões mesmo que possam não parecer as melhores, por acreditar nelas; são os que não tomam decisões para responsabilizar o mundo pelo que lhes acontece.

Saiba lidar com a insegurança, sendo verdadeiramente responsável.

Assim você assume o que você pensa e o que você faz.

Assuma-se.

Sílvia Somenzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário